Facebook Insights: Seus Relatórios Incluem Estas Métricas?

Facebook-Insights-Metricas

Um dos componentes mais importantes da gestão de uma fanpage é analisar a sua performance. Você não precisa de ser um especialista em Facebook Insights, mas deve acompanhar o desempenho da sua marca nesta rede social, compreender os motivos para bons ou maus resultados, e planear a sua estratégia.

A partir do Facebook Insights você consegue recolher um grande número de métricas, mas nem todas são KPIs – Key Performance Indicators. Mais importante, nem todas são relevantes para os seus clientes.

Então quais devem ser incluídas nos relatórios de performance da sua Fanpage, para além das mais populares (alcance, engajamento, clicks)? Confira algumas das métricas que são muitas vezes esquecidas no momento de analisar o “estado de saúde” da sua fanpage:

 

Número de fãs

Como gestores de redes sociais, sabemos que o número de curtidas de uma fanpage não é a métrica mais importante. Mas não é por essa razão que a devemos ignorar, até porque é um dos números que os seus clientes mais gostam de ver crescer.

Em vez de indicar apenas o número de curtidas da fanpage, apresente também o contexto: qual a origem destas curtidas? Quantos novos fãs a página ganhou na última semana e porquê? Quantas pessoas deixaram de curtir a fanpage e qual a razão? Qual o papel do alcance orgânico e do alcance pago? Em relação ao mês anterior, as curtidas subiram ou desceram?

 

Origem dos fãs

De onde vêm as curtidas da sua fanpage? O Facebook Insights diz-lhe qual a origem de todas as novas curtidas: será que foi a partir de um anúncio? De um convite? Mobile?

Se você acha que todas as pessoas que curtem a sua página o fazem só depois de a visitar, você vai se surpreender! Compreender esta métrica pode conduzir a uma estratégia de angariação de curtidas muito bem sucedida!

 

Visualizações da página

Mesmo que você consiga alcançar um tráfego elevado para a fanpage da marca, isso não significa que todos os seus visitantes se transformem em curtidas, em comentários ou partilhas.

Se alguma das suas campanhas recentes conduzem os usuários à sua fanpage, começe a monitorar a métrica “Visitas à Página”, no Facebook Insights. Um aumento de visitas inesperado pode também justificar uma atenção redobrada, pois ele pode ter origem num buzz positivo (outra página mencionou sua fanpage) ou negativo (reclamações).

 

Moderação

Quantos comentários ou mensagens a fanpage recebe? E em quanto tempo eles são respondidos? Se você já está trabalhando com uma equipe de SAC, o mais provável é que já tenham adoptado uma ferramenta que permita a gestão e monitorização de mensagens e comentários.

Ainda assim, procure estar a par destes valores, para compreender a eficiência na resposta às questões dos clientes e antecipar possíveis situações de crise ou aumento do fluxo de trabalho.

 

Feedback negativo

Por muito bem sucedida que seja sua estratégia de marketing de conteúdo, nem sempre os seus posts conseguem agradar a todos. E as formas para os seus fãs mostrarem que não estão contentes podem ser várias: desde ocultar a publicação, deixar de seguir seus posts, denúnciar como spam ou até mesmo descurtir a página.

O Facebook Insights permite monitorar esta métrica, quer no tab de Informações > Alcance, quer através da exportação da planilha excel. Inclua esta métrica no seu relatório para compreender qual o tipo de conteúdo que desencadeia reações negativas em sua audiência e realizar as alterações necessárias à sua estratégia de conteúdo, para minimizar estas ações.

 

Quais as métricas que não podem faltar nos seus relatórios? Compartilhe nos comentários!