Facebook Insights: Métricas que Avaliam a Qualidade de Conteúdo

Para a facilitar a vida dos profissionais que trabalham com a rede social, o Facebook disponibilizou uma ferramenta gratuita que permite extrair as principais métricas de uma página: o Facebook Insights.

Partindo do Painel administrativo, você pode acessar ao Facebook Insights e ainda exportar, em forma de planilha, um conjunto de dados que visam facilitar sua análise.

Facebook Insights Planilha

Fonte: Wix Blog

 

Existem duas opções: “Dados em nível de página” ou “Dados em nível de publicação”.  Se você publica com a mesma frequência semanalmente, então a primeira opção pode fornecer-lhe os dados que você necessita. Caso não exista consistência na forma como partilha conteúdo, então escolha a segunda opção para obter um conjunto detalhado de dados sobre suas publicações.

No entanto, é tão grande o número de métricas que essa ferramenta apresenta, que é comum você se perder em informação pouco relevante, em vez de se concentrar nos valores mais importantes para avaliar a qualidade de seu conteúdo.

Mas quais as métricas que realmente interessam? Do nosso ponto de vista, existem 4 que você não pode ignorar:

 

Alcance por fãs da página

Essa métrica surge na planilha como “Vitalício Alcance da publicação por pessoas que curtiram sua página” e corresponde ao número de fãs da sua página que viram determinado post. Nessa métrica não estão incluídos os fãs que viram sua publicação a partir de uma interação de outro usuário.

Essa é uma métrica de extrema importância, pois permite avaliar a qualidade do conteúdo da página, de acordo com o seu público-alvo: se sua página publicar conteúdo relevante, os seus fãs se manterão interessados, aumentando, de acordo com as regras do Edgerank, as probabilidades de visualização de suas publicações.

 

Usuários envolvidos

No Facebook Insights, você pode encontrar o valor correspondente ao número de usuários envolvidos no  quadro de Publicações da página.

De acordo com a rede social, essa métrica se refere ao número de usuários que clicaram em sua publicação. Na prática, corresponde a todos aqueles que clicaram em links, visionaram vídeos, clicaram no nome de sua página, curtiram um comentário e até a feedbacks negativos.

Como é fácil de concluir, o número de usuários envolvidos reflete o nível de interesse de seus posts: quanto mais relevante for o conteúdo publicado, maior será o número de usuários a interagir com o post.

Os usuários que curtiram, comentaram ou partilharam sua publicação estão também incluídos nessa métrica. Mas dado à sua importância,  o Facebook Insights apresenta esse dado em separado e o identifica como “Falando sobre isso”.

Se você procura analisar quantos usuários estão dispostos a espalhar palavra sobre a sua página à sua rede de amigos, essa é a métrica mais indicada.

 

Click-Through Rate

À semelhança do que acontece em outras componentes do Marketing Digital, o Click-Through Rate corresponde ao número de usuários que clicaram num link de sua publicação, visionaram um vídeo ou clicaram sobre uma imagem.

Para consultar essa métrica, clique no número de usuários envolvidos com a publicação que você pretende avaliar. Surgirá uma pequena janela semelhante a essa (que varia de acordo com o tipo de conteúdo):

Essa métrica permite que você analise quantas pessoas se interessaram verdadeiramente pela publicação, ao ponto de concentrarem sua atenção no conteúdo. Não é difícil de prever que quanto maior for o Click-Through Rate, maior será a relevância do conteúdo para seus seguidores.

 

Comentários negativos

A métrica “Comentários Negativos” corresponde a uma ação negativa de um fã e pode ser consultada diretamente no Facebook Insights ou através da exportação do ficheiro Excel.

O número apresentado inclui usuários que “esconderam” um post nas suas News Feeds, escolheram nunca mais visualizar suas publicações, desfizeram uma curtida ou reportaram seu conteúdo como Spam.

Apenas conteúdo irrelevante ou até abusivo pode levar a reações mais extremas por parte de seus seguidores. Mas essa não é a única razão para você monitorar de perto a métrica “Comentários negativos”. O Edgerank penaliza páginas que apresentem um número elevado de fãs insatisfeitos, diminuindo significativamente a probabilidade de suas publicações serem vistas por seus seguidores.

 

Que outras métricas você considera importantes para avaliar a qualidade de seu conteúdo? Partilhe!