Facebook: Como construir uma audiência engajada a partir da concorrência

Com mais de 76 milhões de usuários brasileiros, o Facebook é um ótimo local para ganhar novos clientes. No entanto, para as marcas que estão começando nessa rede social, construir uma audiência de fãs exige técnica, dinheiro e alguma criatividade na escolha do método.

Uma das formas mais rápidas de ver crescer o número de fãs no Facebook, é analisando de perto a concorrência. O princípio é simples: se os usuários estão interessados nos produtos ou no conteúdo de seus concorrentes, é provável que também se interessem pela sua marca.

Mas será que é ético? E será que produz resultados? O importante, neste caso, é saber utilizar os dados que estão ao alcance de todos em benefício da relação marca-consumidor.

Aqui ficam algumas sugestões para construir uma audiência engajada no Facebook, a partir da base de  fãs dos seus concorrentes:

 

Identifique os usuários mais engajados com a fanpage da concorrência

Uma das coisas que aprendemos mal começamos a trabalhar com mídias sociais é que o número de fãs que uma marca possui no Facebook não é indicador para o seu sucesso na rede social.

Mais importante é a percentagem de usuários que interagem com a página, através de comentários, partilhas e curtidas. Esse é um dos indicadores da qualidade do seu conteúdo para o EdgeRank: quanto maior for a taxa de engajamento de uma página, mais o Facebook mostra as suas publicações aos usuários que a seguem.

Por essa razão, o melhor é investir os seus recursos no que realmente importa: identificar e converter os usuários mais ativos na página da concorrência.

Existem várias ferramentas que o podem ajudar nessa tarefa. Experimente o Fanpage Karma.

Influenciadores no Facebook

 

A partir destes dados, você pode lançar uma campanha de Facebook Ads direcionada apenas aos usuários mais engajados com a marca concorrente e, assim, construir uma comunidade de fãs que realmente podem contribuir para o aumento de notoriedade da marca na rede social.

 

Analise a atividade da concorrência 

Converter os usuários mais ativos das fanpages dos seus concorrentes não é suficiente para manter bons níveis de engajamento. É necessário perceber como a concorrência mantém estes fãs engajados.

Sua análise da concorrência deve incluir dados que permitam concluir qual o tipo de conteúdo que gera mais interação e em que altura da semana e do dia os fãs estão mais ativos.

A título de exemplo, decidimos continuar a utilizar a aplicação Fanpage Karma para analisar a página de Facebook do portal ProXXima. Apesar de não ser nosso concorrente direto, sua fanpage aborda o mesmo tipo de conteúdo e é uma referência para quem acompanha notícias sobre redes sociais e internet.

Comece por aceder ao Fanpage Karma e introduza o nome ou ID da página no campo de pesquisa.

 

Estatísticas-FanPage-Karma

 

Em primeiro lugar, esta ferramenta apresenta estatísticas básicas da página, como o número de fans e a taxa de engajamento. Mas, ao explorar os resultados da análise, é possível chegar a conclusões muito interessantes!

Na seção “Content” podemos ver a performance dos posts da marca no último mês. É nos posts com mais interações que se deve centrar nossa atenção quando definirmos o que publicar na nossa página. E é obvio que os assuntos abordados nos posts com menos engajamento devem ser evitados.

 

FanPage-Karma-Conteudo

 

Acedendo à categoria “Times and type”, percebemos que, para manter os fãs da ProXXima engajados, devemos apostar na publicação de imagens e que estes usuários estão muito mais ativos nas quartas feiras.

 

Fanpage-Karma-Datas

 

Conclusão

Com inúmeras ferramentas gratuitas de análise, é fácil construir uma audiência de usuários engajados no Facebook a partir da base de fãs da concorrência. Mas alcançar e converter esses usuários envolve algum investimento em Facebook Ads.

Seja qual for o seu orçamento, este é um método que vale a pena, quando bem utilizado. Experimente!

 

Com informações de QuickSprout.