Dicas para superar bloqueios ao escrever

Como Community Manager, podemos muitas vezes sentir-nos pressionados a escrever e ter novas ideias todos os dias ou todas as semanas. A tarefa de representar uma marca ou companhia através das mídias sociais é muito mais complexa do que aparenta.

Uma das maiores dificuldades comentadas por companheiros de trabalho é o famoso “bloqueio de escritor”. Isto é, estar sentado em frente à tela do seu computador sem saber por onde começar a escrever. Encontrar novos assuntos de forma contínua é complicado, e chamar a atenção dos usuários é importante para que sua página receba visitas constantes e um bom fluxo de leitores novos.

Uma boa publicação, no entanto, precisa não somente chamar a atenção dos leitores pelo título, mas também é necessário que esteja bem escrita. Se a ideia for boa mas o conteúdo fraco, as pessoas não terminarão de ler o texto, sobretudo na internet onde abas são fechadas com a mesma facilidade em que são abertas.

Mas não desanime! Há várias coisas que podem ser feitas para criar de forma constante um bom material para sua(s) comunidade(s). Vamos a elas:

1. Procure referências e tenha um banco de dados/imagens: ao navegar na internet, marque sites úteis na barra dos favoritos, tenha um feed constante de blogs que tratem de assuntos similares aos seus, guarde pastas com imagens e/ou textos inspiracionais. Quando der branco, uma folheada nessas referências pode ativar uma nova ideia.

2. Mantenha-se informado: esteja sempre em dia com as notícias da área sobre a qual precisa escrever. Saber o que está acontecendo por aí não só trará assuntos novos sobre os quais escrever como também o fará escrever com conhecimento de causa, fazendo dos seus textos uma fonte segura de informação atualizada para seus leitores.

5540479915_ff7e4d70a7_b

3. Exercite sua criatividade: mesmo que seu trabalho seja escrever, seu cérebro precisa de outros estímulos para se manter ativo. Fazer algo repetidamente e sem variação irá piorar seu desempenho e pode causar fadiga. Em lugar de começar a tentar escrever, experimente primeiro desenhar um pouco (não precisa “saber desenhar”, basta se deixar levar pelo papel), usar cores diferentes e materiais diversos como lápis de cor, de cera ou aquarela. Saia da cadeira e vá dar uma caminhada, observar o mundo. Jogue um jogo que trabalhe o lado esquerdo do cérebro, como o famoso 2048. Outra opção é fechar os olhos e escutar aquela música que te inspira e acalma. Esses estímulos ajudarão seu cérebro a, inconscientemente, começar a fabricar uma nova ideia sobre a qual escrever.

290546350_de02738d2e_b

4. Pratique a escrita: um texto bem escrito não é fácil de achar na internet. Além de um bom conteúdo, saber usar as ferramentas do português para engajar o leitor é uma arma poderosa. Escreva, escreva e escreva mais um pouco e verá uma melhora considerável nas suas redações. Para praticar, não é necessário escrever somente sobre os assuntos de trabalho. Viaje! Escreva crônicas, relate histórias da sua vida, escreva cartas de amor…não há limites entre o lápis e o papel. Há ainda o velho segredo para uma excelente redação: leia. Leia livros. Se não tem o hábito da leitura, comece aos poucos, sem pressão. Não tenha dúvidas de que fará muita diferença a longo prazo.

2926876465_3d658d5ac9_b

É claro que há muitas mais dicas para manter o ritmo e a alta qualidade das suas publicações, mas essas quatro citadas acima são uma ótima maneira de começar.

E não esqueça: se nada estiver funcionando, tire uma boa e prolongada soneca.

Imagens originais:
https://www.flickr.com/photos/40852961@N04/5540479915/
https://www.flickr.com/photos/14821912@N00/290546350/
https://www.flickr.com/photos/52878154@N00/10480418266/
https://www.flickr.com/photos/53323105@N02/6213045172/
https://www.flickr.com/photos/49115177@N00/2926876465/