[Dicas] Aprimorando a Comunidade!

Muito já falamos por aqui sobre como iniciar uma Comunidade. Sobre qual seria a hora certa para fazê-lo, e varios outros assuntos relacionados diretamente ao momento ‘pré-comunidade’. Pensando nisto, iremos falar e dar algumas dicas sobre como colocar a comunidade no eixo certo, para que esta possa ‘por si só’ evoluir sem preocupações desnecessárias.

  • Na hora de Registrar

Certas Comunidades tendem a requerir mil e um campos para preencher na hora de fazer o registro. Isto é, para muitos, um motivo para simplesmente não fazê-lo. Acreditem, falo não somente por mim, mas esta é uma das maiores desmotivações que uma comunidade pode lhe oferecer.

O único que você precisa cobrar na hora de se registrar, é, nome e e-mail, mais nada!

Não peça para que logo de cara os membros preencham uma ficha sobre seus dados pessoais, interesses, etc. Esta é uma atitude que terá que partir deles, quando estes se sentirem motivados a participar de algum tópico referente a algum assunto que seja do seu interesse.

Lembre-se que a etapa de Registro deve ser então aquela que tem como unica função fazê-los participar da comunidade.

  • Na hora de Confirmar o e-mail

O E-mail de confirmação tende muitas vezes a ser um tanto quanto desapontador, na maioria das comunidades. Isto, deve-se ao fato, de já haver um ‘padrão’ estabelecido de e-mails de confirmação, daonde os membros não podem retirar qualquer proveito.

A dica na hora de planejar o e-mail de confirmação, é justamente fugindo destes padrões, fazendo e refazendo de semana em semana, ou mês em mês este e-mail. De maneira a acrescentar assuntos que possam redirecionar os membros para determinado tópico do seu interesse.

Exemplificando 😉

Você acaba de acessar determinada comunidade de X ou Y assunto.

A mensagem que chega ao seu e-mail normalmente é algo semelhante a esta: Obrigado por participar da nossa comunidade. Esta mensagem é para confirmar a sua associação a nossa comunidade, bla bla bla.. e estes ainda costumam terminar a mensagem com a afirmação de que respostas encaminhadas a este tipo de mensagens não devem ser enviadas, logo, não serão respondidas.

Atenção: você não quer ignorar, e sim atrair, convencer. Então, encoraje-os começando por mudar qualquer tipo de mensagem do tipo: esta mensagem é meramente uma confirmação, não responda. ou você será ignorado

A mensagem de confirmação deve ter então, agradecimento e confirmação por participar da comunidade, não há de fato mal nisso. Depois, escolha 1, 2 ou até 3 tópicos que estiverem sendo atualmente discutidos na comunidade, e faça pequenos links na tentativa de encontrar afinidade entre eles e os membros.  E o de sempre, fuja de padrões, mude esta mensagem sempre que possível.

  • Sobre a influência do Design da Plataforma

Assuntos como fóruns de discussão ou de debate devem possuir um link direto na página inicial, de preferência no topo da página. A intenção é garantir que os membros entrem e se deparem com possíveis assuntos do seu interesse sendo discutidos, a dica é simples, sem mais.

  • Área de discussão

Há alguns padrões interessantes na maioria dos Fóruns e áreas de discussão.

A mais adequada na minha opinião deve preencher os seguintes campos.

Diminua o número de categorias. Dependendo do assunto da comunidade este número pode ser muito pequeno, ou muito grande, então, faça um balanço e tente unificar o que for possível. Isto não irá ajudar somente no visual, como também na hora que os membros forem tentar achar determinado tópico, será muito mais simples e prático de encontrar.

Mantenha os assuntos mais recentes sempre no topo da página, estes irão mostrar que a comunidade é ativa e há sim participações. Incentivos, incentivos e mais incetivos.

E para terminar então, lembre-se de responder todo e qualquer comentário que faça referência a comunidade. Community Managers estão aí para isto, e é graças a eles que a comunidade irá se manter.