Como os Influenciadores Ajudam Sua Estratégia de Social Media

É indiscutível que o “boca a boca” é um dos métodos mais eficientes no social media marketing, tornando-o numa técnica poderosa para todos os tipos de negócio.

Atualmente, a opinião de um influenciador tem um grande impacto nas decisões dos clientes, razão pela qual as empresas devem tirar partido dos usuários com maior influência no seu círculo social e torná-los poderosos aliados, enquanto embaixadores da marca.

Os influenciadores em Social Media são determinados pela sua credibilidade, ou seja, o seu nível de expertise em um determinado domínio do conhecimento, e pela sua bandwidth, isto é, a habilidade com que transmitem seu conhecimento por meio de um canal de mídia social.

Eles podem ser especialistas, celebridades, blogueiros, moderadores de fóruns, twitteiros, ou simplesmente pessoas cuja opinião é relevante junto do seu público alvo, e são várias as ferramentas que o Community Manager pode utilizar para localizar os influenciadores na sua comunidade. Um desses exemplos é o Klout.

Depois de localizados, é importante que o planejamento estratégico de sua empresa se adapte para incluir e dar especial relevância a estes usuários de sua comunidade.

Se sua empresa vende produtos, presenteie os influenciadores de seu mercado com amostras e deixe que estes partilhem sua experiência de utilização com outros usuários.

Quando comparada com os métodos de marketing tradicionais, esta é uma técnica eficiente se sua empresa está lançando um novo produto. Já pensou o quanto sua empresa estará poupando em publicidade (online e offline) ao adotar essa estratégia?

Pelo impacto das opiniões dos influenciadores, e também pelo número elevado de seguidores que possuem, será muito mais simples chegar a mais usuários e levá-los a experimentar seu produto.

Da mesma forma, sua empresa deve procurar agradar os clientes que mais falam sobre a marca. Estes influenciadores, verdadeiros embaixadores da marca, são os que mais partilham conteúdo sobre sua empresa, mas com uma diferença: eles o fazem de forma espontânea.

Por essa razão, e como forma de reconhecimento, sua empresa pode melhorar a experiência de cliente destes usuários, oferecendo produtos gratuitos ou descontos. Quando vistas como parte de uma estratégia de marketing, estas ações podem ainda originar um buzz positivo em torno de seus produtos.

Seja qual for seu método, lembre-se que a combinação entre o marketing “boca a boca” e a identificação dos principais influenciadores de sua comunidade pode representar uma mudança positiva nos resultados de qualquer empresa e que, por isso, nunca pode ser esquecida no meio online.