Como gerar lucros através de sua Comunidade Online

Muitas micro e macro empresas já conseguiram, através da sua comunidade, obter lucros significativos. Hoje vamos falar sobre quais seriam os ‘melhores’ e quase todos os jeitos de obter algum lucro apartir dela.

  • Cobrar por associação – A princípio pode parecer estranho, mas, este é o jeito mais fácil não somente de lucrar com a comunidade, mas também, o jeito mais fácil de obter feedback. Pois, a relação entre o número de membros VS participação e comprometimento com a comunidade será absurdamente alto!
  • Anuncie! – O exemplo mais comum e popular de gerar lucros. Encontre empresas que estejam interessadas em vender algum de seus produtos a seus membros e cobre uma taxa por isto. O problema de anunciar, é justamente ter que lidar com áreas dedicadas para anunciar no seu site, sem falar dos amados pop-ups.
  • Vendas afiliadas – Promova determinados produtos e ganhe uma porcentagem encima do preço final. Facil, simples, e prático.
  • Eventos – Uma das melhores maneiras de promover! Organize eventos, cobre uma pequena taxa de entrada, encontre patrocinadores interessados, arranje palestras e palestrantes, pronto! aí é só deixar fluir. Esta maneira vem tornando-se tendência entre as grandes empresas.
  • Área dedicada a venda! – Introduza uma área dedicada somente à venda~troca de produtos entre membros. Feito isto, cobre um % encima do valor final, nada absurdo, é claro. Fácil, pratico e pessoalmente, um dos meus favoritos.
  • Acesso exclusivo  – Se você ou alguém da sua equipe possuir a capacidade de oferecer, por exemplo, entradas à áreas exclusivas em determinado evento, você pode muito bem estipular um valor e esperar os interessados surgirem.
  • Merchandise – O interessante do merchandise é fazer da sua comunidade uma marca, e a partir dela, por que não criar camisetas e ilustrar nelas o logo da comunidade?
  • Venda de E-Books! – Faça compilações de livros e venda-os como e-books!
  • Competições – Cobre uma taxa de entrada para ganhar, por exemplo, um prêmio exclusivo! (se for oferecido por patrocinadores, melhor ainda!)

Lembre-se que a melhor maneira de lucrar não é sair cobrando por qualquer motivo aos membros. Mas sim, acrescentando valor através de produtos que possam interessar à comunidade.