Como Fazer Uma Auditoria de Mídias Sociais – Parte 2

Auditoria de Mídias Sociais

 

No artigo anterior, mostramos para você a importância de fazer uma auditoria de mídias sociais aos perfis de sua marca e como esse procedimento pode ser simples, se for realizado de forma organizada.

No entanto, esta tarefa não se deve ficar pelos perfis da marca nas redes sociais. A segunda parte de uma auditoria de mídias sociais é analisar a concorrência e outros grandes influenciadores da indústria.

Ver o que eles fazem nos seus perfis pode ajudar você a melhorar a presença online de sua marca. Há muito a aprender com os concorrentes que se destacam nas mídias sociais.

Para manter sua auditoria organizada, sugerimos que siga os passos:

 

1. Identifique os concorrentes e principais influenciadores

Comece por identificar de 4 a 8 concorrentes e principais influenciadores na sua área de negócio.

Enquanto que conhecer a concorrência parece óbvio (e obrigatório) para qualquer empresa, o mesmo não se passa com os líderes de opinião. Para os descobrir, você pode recorrer a algumas ferramentas (pagas ou gratuitas), como o Traackr, o Followerwonk, o KeyHole ou o Klout.

 

2. Localize todos os perfis dos concorrentes e influenciadores nas mídias sociais

Se você prefere ter uma visão geral da prensença de seus concorrentes e influenciadores, então opte por analisar seus perfis em todas as plataformas sociais, inclusive aqueles em que sua marca não está presente. Esta análise é muito útil para identificar novas oportunidades de negócio em redes sociais em que sua marca não está presente.

Se os recursos e os objetivos de sua empresa se centram apenas em algumas redes sociais, estude a presença apenas nessas plataformas.

Para manter sua análise organizada, registre todos os dados numa planilha, dando atenção particular atenção às respostas a essas questões:

  • Branding: de que forma as imagens utilizadas promovem a marca? Os visitantes conseguem facilmente identificar a personalidade da marca? Que imagens eles escolherem para foto de perfil, de capa, etc?
  • Popularidade: quantos fãs ou seguidores têm seus perfis?
  • Frequência: com que regularidade eles postam nas redes sociais? Também o fazem no final de semana?
  • Calendário: os momentos mais importantes para a concorrência podem também ser os momentos mais importantes para sua marca, por isso analise o conteúdo das mensagens compartilhadas e as campanhas realizadas nesses períodos.
  • Engajamento: qual o número de pessoas falando da marca, quando comparado com o número de fãs?
  • Tipos de posts: quais os assuntos que eles mais abordam? Quais os tipos de posts que eles compartilham: fotos, vídeos, links, perguntas, texto? Qual o engajamento para cada um desses posts?

Na maioria dos casos, e à medida que sua análise se torna mais profunda e complexa, outras questões vão surgir. Anote cada uma delas e redifina essa análise que propomos para que você possa incluir todos os pontos importantes para sua marca.

 

Toda a auditoria de mídias sociais deve terminar com um plano de ação que reflita as conclusões retiradas durante o processo de análise e os objetivos de sua marca nessas plataformas. É precisamente esse o tema do último artigo dessa série. Fique antenado!