Como Fazer Uma Auditoria de Mídias Sociais – Parte 1

Auditoria de mídias sociais

 

Avaliar se seus esforços nas redes sociais estão a dar frutos é uma tarefa que deve ser realizada constantemente. No entanto, o último mês do ano é a altura ideal para fazer um balanço e preparar a estratégia para o ano seguinte. Para ajudar nesse processo, nada melhor do que realizar uma auditoria de mídias sociais.

Neste primeiro artigo vamos guiar você na análise da presença da sua marca nas redes sociais. Sabemos que uma auditoria de mídias sociais pode ser uma tarefa bem mais complexa. No entanto, o objetivo do nosso artigo é compartilhar um processo de auditoria simples, que pode ser aplicado em várias áreas de negócio.

Preparado? Vamos começar!

 

1. Localize todos os perfis da marca, oficiais e não oficiais, nas várias redes sociais

Em que redes sociais sua marca está presente? Esta pode parecer a tarefa mais simples de todo o processo de auditoria, mas exige alguma atenção. Porquê? Porque é muito provável que a empresa tenha criado outros perfis nas redes sociais antes de você assumir a sua posição de gestor de mídias sociais da marca.

Alargue sua busca a redes sociais menos prováveis – Instagram, Pinterest, YouTube, Tumblr, Quora – e não se esqueça de incluir todos os perfis não oficiais ou falsos da marca nessa sua pesquisa.

À medida que você for localizando esses perfis, organize uma planilha com os dados mais relevantes de cada um deles. Nós sugerimos que você anote, pelo menos, a rede social, o URL, o nome do perfil, o número de seguidores, fãs ou conexões e o dia em que se verificou a última atividade (um post, um like, um comentário, etc).

Assim que sua busca terminar, está na altura de tomar algumas decisões. Será que vale a pena continuar presente em todas essas plataformas? Para o ajudar a tomar a decisão certa, tente responder a essas perguntas:

  • Porque estamos utilizando essa conta?
  • Porque queremos continuar a usá-la?
  • Quais são nossos objetivos nessa rede social?
  • Nossa audiência está presente nessa rede social?

Se não existe razão para continuar a utilizar todas essas plataformas de mídias sociais, o mais acertado é optar por aquelas que o ajudam a alcançar os seus objetivos e encerrar todas as contas que não integram a estratégia da marca.

 

2. Verifique se todos os perfis estão completos e se a imagem e a mensagem são consistentes

Atualmente, as redes sociais oferecem vários campos para customização. Por isso é muito fácil deixar escapar um ou outro campo. Para ter a certeza, acesse às configurações de cada perfil e confirme se todas as imagens, textos e opções estão sendo utilizadas e optimizadas.

Aproveite esse momento para determinar se o branding é consistente em todos os perfis. Para facilitar sua análise, você deve fazer algumas questões como:

  • As imagens de perfil são iguais em todas as plataformas?
  • As imagens de fundo, imagens de capa ou outro tipo de imagens seguem um tema/branding?
  • As descrições/bios e os URLs são uniformes em todas as redes sociais?

 

3. Tendo em conta seus objetivos, compare a performance atual com a performance um e dois anos antes.

Analisar a performance de seus perfis nas redes sociais será um dos principais objetivos desta auditoria. Será que sua estratégia de marketing nas mídias sociais está sendo bem sucedida?

Para fazer essa análise, você pode comparar os objetivos de anos anteriores e as métricas que foram criadas nessa altura com os atuais. As métricas podem variar de acordo com o mercado em que sua empresa se insere, mas algumas delas são muito comuns em várias áreas de negócio:

  • Número de seguidores ou fãs. Analise como sua audiência cresceu ao longo do tempo, utilizando ferramentas como o Facebook Insights, o Twitter Analytics ou o Followerwonk.
  • A frequência na publicação de posts. Existe alguma relação entre o número de posts por dia e a forma como sua audiência cresce?
  • Engajamento. Analise quantas conversas/interações são geradas por semana. Isto pode incluir contato direto, retweets, curtidas, +1s, etc.

Para que seja mais fácil e rápido analisar essa informação, ela pode também ser registada numa planilha. Mantenha sempre estes registos atualizados para facilitar auditorias futuras, porque, como você vai comprovar, pode ser muito simples conseguir algumas destas métricas, mas um pouco mais difícil conseguir outras.

O processo de auditoria pode sempre ser melhorado! Deixe suas sugestões nos comentários!

 

Créditos Imagem