Como Adaptar Sua Estratégia de Conteúdo ao Novo News Feed do Facebook

3

Na passada semana, Mark Zuckerberg anunciou um conjunto de mudanças no design do News Feed do Facebook que podem trazer alterações significativas às estratégias de Social Media Marketing das empresas.

As principais mudanças estão relacionadas com a forma como o conteúdo visual será apresentado no News Feed e são uma consequência de um aumento considerável do número de imagens partilhadas pelos utilizadores: cerca de 50% das histórias no News Feed do Facebook  são conteúdo visual.

Com todas essas alterações, chegou a altura de avaliar a sua estratégia de conteúdo para que sua empresa não fique para trás quando o novo News Feed do Facebook chegar para ficar.

Aqui ficam as nossas sugestões:

 

Uma imagem vale mais que mil palavras

No novo News Feed do Facebook as imagens vão reinar! Não só pelo tamanho e destaque que vão ocupar na página, mas também pela possibilidade que a rede deu a seus utilizadores de escolher um News Feed composto apenas por imagens.

Se sua estratégia de conteúdo dá mais importância a posts de texto ou a links, se prepare para fazer grandes alterações.  Substitua estes formatos por imagens que captem a atenção dos seus seguidores e convidem à partilha; caso contrário você vai ver seus resultados baixar na certa.

 

Descrições bem curtas e diretas

Com as imagens ocupando um lugar de destaque no novo News Feed do Facebook, a rede social optou por mudar também a forma como as descrições das fotos são apresentadas

Em vez de  ocuparem o lugar logo abaixo das fotos, as descrições estão ocultas nas imagens e só são visíveis se o utilizador interagir com as fotos.

Isso significa que o principal veículo para engajar sua audiência é o seu conteúdo visual! Transforme as descrições das imagens em textos curtos e diretos, incluindo, de preferência, um call to action.

 

Invista em mais curtidas na sua página 

Até agora, muitos eram os que defendiam que era mais importante o nível de engajamento que o número de fãs de sua página.

Com a chegada do novo News Feed do Facebook, mais curtidas na sua página vão significar um maior alcance, mas também uma maior visibilidade da marca para outros utilizadores que ainda não são seus fãs. E a grande notícia: é gratuito!

Esse presente do Facebook para as marcas funciona assim: sempre que alguém curte sua página, é criada uma história para os amigos desse usuário que mostra a foto do perfil e a de capa da marca. Parece familiar? Esse é o princípio de uma história patrocinada.

 

Dedique-se aos embaixadores da marca

Com o novo News Feed do Facebook, os usuários podem escolher ver apenas o conteúdo partilhado pelos seus amigos. É isso mesmo: mesmo que os usuários sigam a página da marca, ao escolherem essa opção, deixam de visualizar seus posts.

Para manter os valores de reach, a melhor opção é dedicar a sua atenção aos embaixadores da marca, ou seja, aos seguidores fiéis da página, que curtem, comentam e partilham os seus conteúdos com a sua redes de amigos.

Analise qual o tipo de conteúdo que é mais popular entre os embaixadores da marca e publique no momento certo!

 

Transforme a imagem de seus anúncios

No comunicado do passado dia 7 não foi mencionado qual o impacto do novo News Feed do Facebook no design dos anúncios nessa rede social. No entanto, tudo indica que essas alterações vão também se estender à publicidade paga.

Se prepare para anúncios com uma imagem maior, um título destacado e uma descrição curta e objetiva do conteúdo, página ou promoção.

 

Por fim, medir os resultados

Assim que o novo News Feed for liberado para todos os usuários, chegou a altura de você medir o impacto de suas ações e alterar sua estratégia de conteúdo onde for necessário. Utilize indicadores como o crescimento do reach, o número de utilizadores envolvidos ou a taxa de engajamento.

 

Share.

About Author