Community Manager ou Social Media Manager: Descubra as diferenças

É muito comum, no universo da Gestão dos Social Media, se confundir o trabalho desenvolvido por um Social Media Manager e as tarefas levadas a cabo por um Community Manager.

A confusão é tal que, em muitos artigos que encontrámos na web, as duas profissões são encaradas como uma só. Do nosso ponto de vista, a dificuldade em diferenciar um Gestor de Comunidades e um Gestor de Social Media começa na própria descrição das funções que, em muitas empresas, não é feita pelos profissionais desta área. Para organizações de maiores dimensões, pouco habituadas às rápidas mudanças na área do Social Media, é mais simples identificar os pontos em comum nas duas profissões, do que destacar o que realmente as diferencia.

Mas quais as diferenças entre um Community Manager e um Social Media Manager?

O Community Manager gere as relações entre os clientes e a marca ou o produto. Paralelamente, este profissional pode ainda trabalhar para melhorar a comunicação e a colaboração entre as equipes dentro da própria empresa. O Community Manager está focado no fluxo de informação e conhecimento, fortalecendo relações e promovendo a colaboração produtiva, o que pode incluir a moderação tanto de micro, como de macro eventos na comunidade que gere. O gestor de Comunidades está, na maioria das vezes, associado aos departamentos de Desenvolvimento do Produto, de Marketing e Editorial.

O Social Media Manager gere a reputação e o reconhecimento da marca fora do alcance do website da empresa. Está focado em ouvir e em avaliar a percepção da marca, desenvolvendo campanhas e materiais para promover a mensagem da empresa e construindo a presença da marca em plataformas como o Twitter e o Facebook. O Gestor de Social Media pode estar associado aos departamentos de Marketing, Relações Públicas e Vendas.

A confusão entre estas duas profissões pode ganhar diferentes proporções de acordo com o modelo de negócio da empresa.

Nas companhias B2B, onde os clientes são outras empresas e os produtos são, geralmente, mais complexos e caros, existe uma maior distinção entre o trabalho do Community Manager e as tarefas do Social Media Manager, ao contrário do que acontece nas organizações com um modelo de negócio B2C.

Estes dois modelos de negócio apresentam diferentes necessidades de relacionamento com os seus clientes e, quando a venda é concretizada, o nível de envolvimento com o cliente e o suporte prestado assumem características diferentes.

Resumindo, podemos dizer que o Social Media Manager é aquele que atrai os clientes (e potenciais clientes) à empresa e o Community Manager é o profissional que lhes dá as boas vindas!