Blog da Marca: Qual a Melhor Frequência e Horário para Publicar

À semelhança do que acontece nas redes sociais, é essencial determinar com que frequência e qual a melhor altura para publicar um artigo no blog da marca.

Esses dados variam de acordo com as características da audiência e o tipo de negócio e são antecedidos por testes que devem ter em conta os recursos da empresa, seus objetivos e os leitores do blog, entre outros fatores.

Apesar de ser necessário investir algum tempo experimentando o que resulta melhor para o blog de sua marca, existem algumas diretrizes gerais que sempre se aplicam e que podem muito bem ser seu ponto de partida:

 

Com que frequência deve publicar em seu blog?

Para determinar com que frequência deve publicar conteúdo em seu blog, existem dois fatores muito importantes e que ajudam a preparar sua fase de testes: quais os objetivos da marca e o que seus leitores querem.

Por exemplo: se sua marca pretende destacar-se como uma fonte de informação técnica e mais exaustiva, faz mais sentido que o conteúdo publicado seja mais longo e pormenorizado, e a frequência de publicação no blog seja menor. Se a audiência estiver mais interessada em ler pequenas notícias,  a marca deve publicar mais vezes conteúdo curto e que vá direto ao assunto – uma a duas vezes por dia será o ideal.

A resposta a esta questão baseia-se num equilíbrio entre aquilo que sua marca pretende e aquilo que capta a atenção de sua audiência.

No entanto, se você determinar que a frequência ótima de publicação é de 5 artigos por dia, será que a empresa tem os recursos necessários para colocar em prática esse plano? Será que a esse ritmo a qualidade do conteúdo não será posta em causa? Será que você vai conseguir conteúdo suficiente?

Se você responder “sim” a todas essas questões, então siga em frente com seu planejamento! Caso alguma dessas perguntas tenha recebido uma resposta negativa, então sua estratégia de conteúdo para o blog da marca está comprometida e será impossível alcançar os objetivos da empresa ou satisfazer as necessidades dos leitores.

Apesar de não existir um máximo de artigos recomendado, aconselhamos que publique em seu blog pelo menos uma vez por semana e de forma regular. Essa frequência de publicação ajuda a manter uma boa relação com os leitores e a atrair tráfego das buscas orgânicas.

Lembre-se de incluir no seu planejamento alterações à frequência de publicação que satisfaçam todos os fatores que mencionámos. Nenhuma estratégia deve ser estática e deve ser alterada à medida que sua comunidade evolui.

 

Qual o melhor horário para publicar em seu blog?

No seu infográfico The Science of Social Timing – Part 3: Timing and Blogging, Dan Zarrella revela os resultados de suas pesquisas:

  • A melhor altura para publicar conteúdo com o objetivo de obter um maior número de visualizações, é na segunda de manhã, entre as 8 e as 11 horas.

Melhor horário para gerar tráfego para blog

 

  • Caso o objetivo da marca seja aumentar o nível de engagement com os utilizadores, então você deve escolher o Sábado, de preferência entre as 8 e as 11 horas.

Melhor Horário para aumentar Engagement

 

É claro que esses são dados que servem apenas como ponto de partida. Nesta etapa, você deve conduzir testes que, para além de determinarem qual a melhor frequência, o ajudem a descobrir qual o horário que o ajuda a cumprir os objetivos da marca.

Não se esqueça de incluir nas suas experiências os dados relativos às redes sociais. É mandatório saber qual o melhor horário para publicar em seu blog, mas é igualmente importante determinar qual o melhor momento para divulgar o novo artigo nas redes sociais da marca!