Como aumentar o alcance orgânico dos posts no Facebook

2

Na última semana, os ânimos exaltaram-se em relação à rede social de Zuckerberg, após a empresa admitir que o alcance orgânico dos posts no Facebook ia descer e que “o melhor jeito de ter suas postagens vistas é pagando por isso”.

Muitos dizem que é falso alarme, mas os fatos estão à vista de todos: o reach decresceu e muito!

Face a esta mudança, as empresas começaram a falar em mudar de canal de comunicação, apontando o Twitter e o Google+ como as alternativas mais vantajosas.

Mas o Facebook continua a ser o gigante das redes sociais. Só no Brasil, a plataforma conta com mais de 76 milhões de usuários. Por isso, não é fácil tomar a decisão de deixar a rede social.

Antes de o fazer, aconselhamos que reveja sua estratégia, seguindo alguns passos simples para aumentar o alcance orgânico dos posts no Facebook.

Confira:

 

Publique várias vezes por dia

As opiniões dividem-se em relação a quantos posts por dia devem ser publicados numa fanpage. Muitos especialistas afirmam que devemos limitar o número de publicações para não cansar os fãs  e alguns chegam a indicar que o número ideal é de apenas 1 post por dia.

Na nossa opinião, quanto mais posts melhor, mas com moderação! Explicamos porquê: um usuário do Facebook passa em média 30 a 60 minutos online, em diferentes horários, dependendo do seu estilo de vida.

Assim, se você postar apenas uma vez por dia, sua publicação vai ser vista pelos usuários que estão online durante o período de 1 ou 2 horas. Ao partilhar informação várias vezes por dia, por uma questão de lógica, o número de pessoas que vêem suas publicação aumenta.

Mas para garantir que você está chegando a diferentes pessoas ao longo do dia, publique com um intervalo de cerca de 3 a 4 horas.

 

Publique quando seus fãs estão online

Este pode ser um dos conselhos mais óbvios para aumentar o alcance orgânico de seus posts, mas é de extrema importância, principalmente para quem não publica várias vezes por dia.

Como acontece com propagandas na tv, na rádio e em outras mídias tradicionais, é essencial conhecer a sua audiência e isso inclui saber em que horários ela está online.

Felizmente, o Facebook pode dar uma ajuda. Para consultar essa informação, acesse ao campo “Publicações” no Facebook Insights e selecione a opção “Quando os fãs estiverem conectados”. O gráfico mostra em que horários os seus fãs estão online – em média e por dia da semana.

 

Horário de publicar no Facebook

 

De acordo com o gráfico, o melhor horário para partilhar informações nesta fanpage é entre as 13h e as 16h.  Para as empresas que publicam apenas uma vez por dia, esse seria o horário ideal para o fazer. Caso você publique mais do que uma vez, opte por partilhar o post mais importante durante esse período.

Um conselho extra: para complementar a informação do Facebook, teste vários horários para confirmar em que horário os seus posts conseguem alcançar um maior número de fãs.

 

Incorpore os posts no seu site

Para a maioria dos sites ou blogs, a principal fonte de tráfego é a pesquisa no Google. Isso significa que seus fãs não navegam exclusivamente no Facebook, mas andam noutras redes sociais e visitam sites, sem a ajuda dos posts na rede de Zuckerberg.

Para aumentar o alcance de seus posts no Facebook, incorpore eles no seu site através de um código de “embedar”.  É muito simples:

  • Abra o post que você deseja incorporar, clique em “Opções” e marque “Incorporar publicação”
  • Copie o código e cole no seu site.

 

Peça a seus fãs para receberem notificações de sua fanpage

Da mesma forma que você recebe notificações sempre que os seus amigos favoritos publicam um post, seus fãs podem receber um alerta sempre que uma história nova for publicada em sua fanpage.

Para isso, o usuário deve aceder à fanpage, passar com o mouse em cima do botão “Curtiu” e escolher a opção “Obter notificações”.

 

Obter Notificações Facebook

 

Não existe mal nenhum em pedir aos seus fãs que realizem essa ação. Se você publica conteúdo relevante e se a relação com sua audiência é forte, mostrar a seus fãs que existe uma maneira simples de serem notificados para novo conteúdo só vai causar satisfação. Experimente!

 

Crie conteúdo relevante 

Deve ser a centésima vez que você recebe esse conselho. Vá-se habituando, pois essa é a ação mais importante para quem trabalha com mídias sociais.

E é muito simples de justificar.  Você curte centenas de fanpages mas, na sua News Feed, você tem acesso às publicações de nem um décimo dessas marcas. Porquê? Porque o EdgeRank determina quais as marcas com conteúdo mais relevante para você, através de interações passadas – curtidas, comentários, partilhas e clicks.

Com uma batalha cada vez mais feroz por um lugar na News Feed, criar conteúdo que engaje a audiência é essencial.

Mas não saia pedindo por curtidas ou comentários! Segundo notícias recentes, o Facebook planeia penalizar esse tipo de estratégia no seu algoritmo.

 

Como vê, existem muitas ações que podem ser realizadas antes de desistir do Facebook. Qual a sua estratégia para aumentar o alcance orgânico dos posts no Facebook?

 

 

[author][author_image timthumb=’on’]http://gestaodecomunidades.com/wp-content/uploads/2013/10/Newsletter-GdC.png[/author_image] [author_info]A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva![/author_info] [/author]
Share.

About Author

  • Michelle Louzada

    Ângela, e tag ajuda no orgânico?

    • Ângela Bastos

      Oi Michelle! Depende muito da hashtag que você está usando. Numa altura festiva como essa, é provável que hashtags como #Natal ou #AnoNovo possam dar uma ajuda a aumentar o alcance orgânico. Fique atenta nas tendências (Google Trends ou Twitter) e aplique no Facebook. No entanto, os últimos resultados para a utilização de hashtags não foi o melhor, como mostra esse artigo: http://gestaodecomunidades.com/infograficos/infografico-analisa-eficiencia-hashtags-facebook-twitter