6 Formas de Manter a sua Privacidade Online

2

 

A privacidade online é um tema que cada vez mais preocupa os usuários das redes sociais e da internet.

No último mês, os gigantes Facebook e Google anunciaram alterações que parecem esquecer a privacidade de quem utiliza seus serviços e até a NSA (National Security Agency, nos Estados Unidos) tem sido acusada de espionar seus cidadãos, outros países e autoridades.

Devido à sua importância nos dias de hoje, a privacidade digital é também o tema em debate na 3ª edição do Socl Day, evento a acontecer no próximo dia 5 de novembro, em São Paulo.

Mas será que existe forma de manter sua privacidade online? Infelizmente, e com uma presença ativa na web, é impossível apagar seu rastro. Mas existem algumas formas de proteger seus dados e suas informações. Confira:

 

Elimine o histórico e as cookies de seu browser

Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, esta é a medida que cerca de 64% americanos adotaram para manter a sua privacidade online. Para impedir que seus passos sejam monitorizados na web, aconselhamos que altere as configurações de seu browser para eliminar o histórico e as cookies automaticamente, após cada sessão.  

 

Privacidade Online na America

 

Faça sempre o login e o logout das suas contas online

Apesar de ser extremamente conveniente que seu computador memorize seus dados de login para todas as suas contas online, isso pode se tornar uma grande falha para a sua privacidade online. Qualquer pessoa pode acessar às suas contas a partir de seu computador, quer seja um colega de trabalho, um famliar ou um hacker. Por isso, termine a sessão sempre que não está no computador e volte a entrar quando necessário.

 

Mude suas configurações de privacidade no Facebook

Invista algum do seu tempo a compreender e a alterar as configurações do Facebook. Para manter a sua privacidade no Facebook, opte por partilhar suas informações e publicações apenas com o seu grupo de amigos. O que muita gente não sabe, é que esta rede social mantém as muitas de suas informações públicas, até serem feitas as alterações pelos usuários.

 

Saiba quais os aplicativos que têm acesso às suas redes sociais

Confirme, regularmente, quais os aplicativos que têm acesso às suas redes sociais e elimine os que você já não utiliza. Para downloads futuros, tenha em atenção a forma como os aplicativos respeitam sua privacidade online: se pedirem seus contatos e para publicar em seu nome nas redes sociais, descarte a utilização desse aplicativo.

 

Use uma password para acessar aos seus dispositivos

Esta pode ser a forma mais básica de se proteger, mas é muitas vezes ignorada. Não atribuir uma password a um smartphone ou computador é a mesma coisa que não trancar sua casa ou seu carro. Quem entrar em seus dispositivos vai poder acessar às suas contas online, a suas fotos, a seus vídeos, a seu histórico web, a seus trabalhos, e a tudo o resto que você guarda neles. Vale a pena arriscar?

 

Crie um Alerta Google com o seu nome

A forma mais simples de ficar atualizado sobre o que falam sobre você e se sua privacidade online foi violada, é criar um Alerta Google. Para isso, acesse à página do Google Alerts, introduza seu nome e algumas variações entre aspas e determine com que regularidade você quer receber a informação.

 

O Gestão de Comunidades vai estar presente na próxima edição do SOCL DAY! Podemos contar com a sua participação também?

GDC no Socl Day

 

Share.

About Author