6 Dicas Para Atrair Leitores Através de Seu Blog

Escrever um blog pode ser uma jogada de mestre na gestão de qualquer comunidade. Este será o local onde o usuário pode encontrar informação de qualidade e interagir com a marca e outros usuários.

Mas escrever bom conteúdo para blog nem sempre é fácil. Porque sabemos que essa é uma preocupação de muitos Community Managers, deixamos algumas dicas que consideramos serem fundamentais:

 

1. O poder de um título

O sucesso de seu artigo pode depender do título que escolheu. É esta pequena frase que influencia, numa primeira fase, o leitor a querer visitar o seu blog, a deixar um comentário ou a ler o seu blog.

Por isso, é importante que você saiba captar a atenção de sua comunidade, respondendo a uma necessidade ou gerando um debate em torno de um assunto controverso.

Os títulos têm grande relevância para seu blog em termos de SEO. Se certifique que o título de seu artigo está otimizado para os motores de busca e contém as keywords que escolheu.

 

2. K.I.S.S. – Keep it short, silly!

Pense um pouco…que tipo de conteúdo você detesta ler? A resposta é unânime: parágrafos longos, densos e com uma linguagem confusa.

Para prender sua comunidade e permitir que o leitor pense sobre o que está lendo, escreva parágrafos curtos e diretos e utilize uma linguagem clara e adaptada ao público alvo de seu blog.

 

3. Formate para o leitor online

Ler conteúdo online é muito diferente de ler um livro ou um jornal. Na internet, o leitor tende a escanear o artigo e a não perder muito tempo em parágrafos longos.

Você se deve preocupar em criar parágrafos mais curtos e a criar pontos de interesse para o leitor. Desta forma, você estará a cativar a atenção do usuário para os excertos mais importantes de seu artigo, em vez de o deixar a divagar em busca da informação ou permitir que ele abandone seu blog antes de ler seu conteúdo.

 

4. Use os comentários para manter o contato

O que acontece quando seu telefone toca? Você atende e começa uma conversa com a pessoa que está do outro lado. Seria estranho você atender e não responder. O mesmo deve acontecer no seu blog.

Se alguém comentar seu artigo, responda e dê continuidade à discussão que seu post suscitou na comunidade. Para além de estreitar os laços entre seu blog e a comunidade, é uma forma de continuar a receber visitas no seu blog.

 

5. Os olhos também “comem”

Não é por acaso que redes sociais como o Instagram ou o Pinterest têm tanto sucesso. As imagens conseguem transmitir informações que as palavras não conseguem, por isso você deve utilizá-las sempre que possível nos seus artigos.

Ainda neste campo, tenha em consideração que seu blog pode ser visto através de várias plataformas, inclusive feed readers. Nestes aplicativos, a taxa de cliques aumenta significativamente quando ao artigo está associada uma imagem.

 

6. Seja Original!

Existem milhares de blogs online, por isso você tem que aprender a se destacar dos restantes, quer seja pela originalidade de suas ideias, quer pela forma divertida como escreve.

Lembre-se que os usuários de sua comunidade são pessoas ocupadas e informadas que não perdem tempo a ler conteúdo que já leram! Por isso, seja criativo!