15 Mandamentos para as Redes Sociais em 2014

Faltam apenas algumas horas para o começo de um novo ano. O balanço da presença da marca nas redes sociais 2013 está feito. A estratégia para 2014 nestas plataformas está delineada. Mas será que você considerou todas as variáveis no planejamento de suas ações?

Para além dos objetivos da empresa, do orçamento e dos recursos disponíveis, da indústria em que a marca atua, é necessário conhecer muito bem as redes sociais e como tirar partido deste canal de comunicação.

Pensando neste momento de viragem, a empresa Fabulosa Ideia criou o infográfico 15 Tendências para Redes Sociais em 2014. O objetivo é mostrar um conjunto de previsões para o próximo ano, mas estas indicações são, na realidade, 15 mandamentos para conseguir bons resultados nas redes sociais.

Eles são:

 

1) Invista em publicidade no Facebook Ads. Foi o próprio Facebook a admitir: o melhor jeito de ter suas postagens vistas é pagando por isso.

 

2) O Google+ será a rede social de 2014. Com a quantidade de marcas e usuários insatisfeitos com o Facebook, e todas as novas funcionalidades que a rede social da Google oferece, é inteligente investir à sério nesta plataforma.

 

3) Crie grupos no LinkedIn. A rede social dos profissionais está cada vez mais concorrida. Ter um perfil não é o suficiente para se destacar. Crie um grupo e converse com a sua audiência.

 

4) Inove com missões em vídeo no Instagram. Com o novo recurso de vídeo do Instagram, o formato de foto das Instamissions será substituído pelo formato em vídeo. Experimente.

 

5) O MySpace está de volta. Procura uma nova rede social para interagir com a sua audiência e que otimize no Google? Tente o MySpace!

 

6) O Designer é o seu melhor amigo. A imagem ganha cada vez mais força na web e já não basta ser o sobrinho a fazer o design. Contrate um profissional!

 

7) Potencie seu negócio com o Pinterest. O Pinterest não é só uma rede social para DIY. Promova os seus serviços ou produtos com boards corretamente otimizados.

 

8) Tire partido da Copa do Mundo. O Brasil vai ser o principal assunto nas redes sociais durante a Copa do Mundo. Entre também na conversa.

 

9) Otimize o conteúdo para mobile.  Os consumidores estão a mudar a forma de acessar às redes sociais. Acompanhe a mudança ou fique para trás.

 

10) Utilize o Twitter apenas como SAC. Desapontados com os níveis de engajamento com esta rede social, muitas marcas estão a utilizar o Twitter apenas como canal de atendimento e relacionamento com o consumidor.

 

11) Retargeting. Crie anúncios nas redes sociais de acordo com a interação dos usuários com a sua marca ou site.

 

12) Conheça o seu mercado nas redes sociais. Utilize os meios disponíveis nas várias mídias sociais para analisar o mercado e conhecer a recepção de sua marca. Os anúncios do Facebook são uma ótima ferramenta de pesquisa de mercado!

 

13) Os vídeos são o futuro. O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais acessado do mundo. Você não vai querer perder esta oportunidade. Faça vídeos!

 

14) As hashtags invadem a publicidade. As hashtags já não estão limitadas às redes sociais. À semelhança do que acontece com os seriados ou programas de TV, também os comerciais podem dar origem a conversas nas redes sociais com o uso de hashtags.

 

15) O bate-papo pode ser incorporado em várias redes sociais. Começando pelo Instagram, outras mídias sociais podem lançar a ferramenta de chat. Qual o impacto para as empresas? Só o futuro o dirá…

 

15 Tendências para Redes Sociais em 2014

 

A newsletter GdC chegou! Para receber as últimas notícias, dicas e tutoriais sobre gestão de redes sociais, subscreva!