A rotina do Community Manager

O dia a dia de um Community Manager é recheado de atividades diversas, tais como planejamento, redigir posts, responder e-mails e perguntas em comunidades, publicar notícias, etc. Para alguém que está começando, pode ser fácil sentir-se perdido entre tantas tarefas, e este post está aqui para ajudar você a se organizar e planejar.

10671355975_a437880f7b_b

A seguir, damos algumas dicas valiosas para que a sua rotina como Community Manager seja mais prazerosa e eficiente:

IMG01

O hábito de fazer listas no começo do dia ajuda você a se organizar e a visualizar o que tem por fazer. As listas também são úteis para que você priorize as tarefas, ao escrevê-las na ordem em que devem ser cumpridas. Além de planejar melhor o dia, o ato de fazer listas é motivador, pois riscar tarefas é um ato que traz bastante satisfação pessoal.

IMG02Quando seu dia está começando, antes da cafeína fazer efeito, comece fazendo atividades que exijam menos da criatividade. Responder e escrever e-mails, assim como agradecer comentários nas redes sociais que administra, podem ser feitos no começo da manhã. Também é uma boa hora para responder perguntas e dúvidas de seguidores.

IMG03Sua cabeça já estará funcionando num ritmo mais acelerado depois de responder tantas mensagens, mas a inspiração para posts ainda não veio? Sem problema! Aproveite a segunda hora da sua manhã para navegar um pouco pela internet e usar sites e apps com foco em imagens como Pinterest, Instagram e Tumblr. Pesquisar e visualizar fotos, desenhos e infográficos não somente ajudará a “acordar” a parte criativa do seu cérebro, como também é uma maneira de socializar com seguidores e usuários dos diferentes meios sociais.

IMG04Depois de ver tantas referências visuais, seu cérebro estará pronto para começar a produzir material próprio. Veja quais posts estão pendentes na semana e adiante-os. Priorize posts longos e deixe para o final posts mais simples, com fotos e poucas palavras.

IMG05Entre um post e outro, coma uma fruta ou tome um chá ou café, e lembre-se de respeitar o horário de almoço. Essas pausas não somente ajudam o corpo a se sentir menos cansado, como também fazem com que seu cérebro consiga trabalhar melhor. Se você tem dificuldade de concentração, o método Pomodoro pode ajudar. Este método, desenvolvido na década de 80, é um timer que contabiliza tempo de trabalho e de pausas, e avisa quando é hora de parar um pouco. Um dos melhores timers para desktop disponíveis é o Focus Booster, e é grátis.

IMG06Desde a hora em que você respondeu e-mails e comentários nas redes sociais, podem ter aparecido novas mensagens que precisam da sua atenção. Aproveite o fim da tarde para dar atenção pessoal aos seguidores nas diferentes mídias.

IMG07Ao invés de sair correndo do computador, use a última meia hora do seu horário de trabalho para revisar os posts programados, a agenda da semana e as tarefas para o dia seguinte. Isso ajuda você a se sentir no controle da sua agenda e também faz com que seu cérebro diminua o ritmo e fique pronto para o fim do dia.

IMG08Organize quais as metas para as diferentes comunidades na semana que está por vir. Separe material de conteúdo para compartilhar e planifique os posts e artigos futuros, com dia e horário de publicação. Deixar tudo isso pronto na sexta fará com que sua segunda-feira seja muito mais produtiva.

 

Créditos Foto 1 e 2