Redes Sociais: O Resumo do Ano de 2012

O ano de 2012 tem sido um ano fascinante quer para quem usa as redes sociais, quer para quem trabalha com estas plataformas.

Nos últimos 12 meses, verificaram-se grandes alterações nos hábitos dos usuários das mídias sociais, afetando diretamente as estratégias de social media planejadas pelas marcas.

Os dados revelados no último Social Media Report da Nielsen mostram as principais mudanças no universo das redes sociais. Apesar deste relatório incidir apenas nos EUA, ele pode ser uma excelente forma de prever o que vem por aí noutros mercados!

Dos dados apresentados, escolhemos destacar os seguintes:

 

Tempo nas Redes Sociais a partir do Celular vs. Computador

O usuário utiliza cada vez mais o celular ou tablet, em vez do tradicional computador, para acessar às diferentes redes sociais. Na verdade, os usuários com idades entre os 25 e os 44 anos passam mais tempo checando as mídias sociais a partir de aplicativos móveis do que a partir de seus laptops! Esse é um dado muito interessante que permite adaptar sua estratégia de social media de acordo com a caraterização de sua comunidade.

Esse estudo nos revela também que são as mulheres a passar mais tempo nas redes sociais, quer seja no celular ou no computador.

Tempo despendido nas redes sociais

 

Top 10 das Redes Sociais

O líder Facebook apresentou no ano de 2012 uma pequena queda de 4% no número de visitantes únicos, o que indica que esta rede social poderá ter atingido um nível de saturação nos EUA.

Pelo contrário, o Twitter continua a crescer e conta com mais de 37 milhões de utilizadores, o que significa um aumento de 13%.

O mesmo acontece com o Google+, que verificou um crescimento de 80% no ano de 2012. Os seus mais de 26 milhões de utilizadores revelam que esta rede social tem um enorme potencial e não deve ser ignorada pelas marcas.

Porém, a rede social que mais se destacou nos últimos 12 meses foi o Pinterest. Nos EUA, esta plataforma verificou um crescimento de mais de 1000%! Não admira que a empresa tenha sido destacada como a melhor Startup de 2012!

Top 10 redes sociais

Como acessam às Redes Sociais?

O computador continua a ser o principal meio de acesso às redes sociais. No entanto, os usuários utilizam cada vez mais o tablet, que regista um aumento de 13% em relação a 2011.

Acreditamos que o lançamento de tablets cada vez mais portáteis, práticos e de baixo valor foi o responsável por esse aumento. Mas será que essa tendência se vai manter em 2013?

Como acessam as redes sociais

 

Onde acessam às Redes Sociais?

Pela análise desse relatório, podemos verificar que os americanos levam o lema de “sempre ligado” muito a sério!

Cerca de um terço dos usuários entre os 18 e os 24 anos acessam às redes sociais a partir do banheiro, enquanto que mais de metade dos usuários entre os 25 e os 34 anos o fazem no escritório.

 

Onde acessam às redes sociais

 

Razões para seguir outros usuários

Os americanos preferem seguir usuários que conhecem pessoalmente ou com quem partilham amigos.

No entanto, muitos usuários continuam a seguir desconhecidos, usando como critérios de escolha a qualidade da foto de perfil ou o aspecto físico do usuário.

 

Razões para seguir outros usuários nas redes sociais