Qual a importancia da personalidade ao gestionar uma comunidade?

É necessario entendermos que por trás de toda e qualquer ciência relacianada à Gestão de comunidades, existe um fator chave, o qual deve ser levado em conta antes de nos posicionarmos como CM’s. Este seria o fato de como nossa personalidade se reflete perante determinadas situações, neste caso, comunidades. Surge então a questão, Como devemos nos posicionar diante de X ou Y comunidade?

Para isto, a principio, necessitamos estabelecer um perfil, o nosso perfil. Fazer uma auto-analise, e junto a ela compreendermos que nosso perfil não necessariamente irá se encaixar a determinadas comunidades. Para ajudar na compreensão faça o seguinte exercício. Tente se posicionar como membro desta determinada comunidade, logo, comece a avaliar o que você espera dela, que tipo de conteúdos, que tipo de tratamento você espera receber e inclusive que tipo de abordagem esperamos do autor perante determinado assunto.

Feito isto, temos que entender que não se trata de mascarar os nossos objetivos e interesses para podermos nos encaixar em certas comunidades, muito pelo contrario, como CM’s é necessario mostrar que por trás da maquina existe alguém que possui pleno dominio sobre o assunto e compartilha este conhecimento de maneira, no minimo, agradável e interessante, ao seu ver.

Após toda esta analise podemos concluir que dentro da area de gestão de comunidades, não existe o perfil de CM que se encaixe em todas as áreas, e sim há aquele que consegue se destacar em determinadas areas, e estas são aquelas que mais refletem a sua propria personalidade.

E lembre-se, a comunidade esta sempre em primeiro lugar, então é necessario ter muito cuidado com as palavras! A humanização é um fator primordial para aqueles que pretendem se destacar nesta profissão!