Quais as Melhores Estratégias para Abordar Blogueiros?

Uma das estratégias mais populares entre os Community Managers para alargar as suas comunidades ou dar a conhecer as suas marcas, é a criação de uma relação com os principais blogueiros da indústria.

Como em qualquer contato em nome da marca, uma boa abordagem pode conduzir a excelentes resultados, enquanto que uma abordagem errada pode fechar as portas a grandes oportunidades!

Mas não se deixe intimidar! Confira essa lista de 5 dicas que você não deve esquecer na altura de abordar blogueiros.

 

Invista nos blogs que realmente interessam

Sua estratégia de abordagem pode ser brilhante, mas se você não está a chegar aos blogueiros que realmente importam, de que vale o esforço?

Procure abordar blogueiros que se interessam pela sua indústria e que sejam ativos na comunidade. Um blogueiro com estas características estará mais recetivo a aceitar guest posts ou a partilhar informação sobre sua marca.

Comece por procurar blogs que falem sobre a sua indústria, utilizando ferramentas como o Technorati ou o Google Blog Search. Para ter a certeza que o blogueiro partilha dos mesmos interesses e opiniões dos usuários da sua comunidade, perca alguns minutos analisando alguns dos artigos.

O essencial é que no final deste processo você consiga construir uma lista de blogueiros qualificados!

 

Faça uma abordagem pessoal

Antes de abordar blogueiros, saiba que este tipo de internauta gosta de saber que tem gente lendo seus artigos e seguindo atentamente seu blog.

Leia os blogs que você selecionou, dê uma olhada no perfil de Twitter ou Facebook do blogueiro, escolha alguns artigos que podem se relacionar com sua marca ou comunidade e você terá material suficiente para escrever um e-mail personalizado!

Evite ainda começar a sua abordagem de uma forma demasiado comercial. Opte antes por falar de você, da sua comunidade e de que forma a sua indústria o apaixona. Coloque-se no papel do blogueiro e avalie qual seria a sua reação ao receber o e-mail que você acabou de escrever!

 

Seja breve e vá direto ao assunto

Um blogueiro é, por natureza, alguém que divide sua atenção com uma dezena de coisas ao mesmo tempo! Ao abordar blogueiros, você deve ter esse fato em conta e escrever um e-mail que permita ao seu leitor perceber sua mensagem de forma clara e rápida!

Novamente lhe pedimos que se coloque no lugar do blogueiro ao escrever sua abordagem. Você estaria disposto a perder vários minutos tentando decifrar quem é a pessoa que está mandando o e-mail, para que companhia trabalha e que produto está vendendo?

Use suas qualidades de copywriter e tente reduzir seu e-mail a apenas algumas linhas de texto!

 

Ofereça algo de valor

Qual a razão que levou você a abordar um determinado blogueiro? Você quer contribuir com um guest post? Trabalhar em sua estratégia de link building? Partilhar um estudo, um infográfico ou outro tipo de conteúdo?

Seja honesto logo no seu primeiro contato! E lembre-se de chamar a atenção do blogueiro, mostrando de que forma sua contribuição pode beneficiar os seguidores do blog.

 

Corra atrás

Não tenha medo de voltar a contatar o blogueiro, se não obteve resposta na sua primeira tentativa! O destino de muitos e-mails é a caixa de Spam, pelo que é muito natural que o blogueiro não tenha tido forma de ler seu e-mail!

E se o blog acabou respondendo ao seu pedido, não se esqueça de agradecer o gesto. Um simples “Obrigado” pode criar uma boa relação entre ambas as partes e ser muito útil em futuros contatos!