Maneiras de desenvolver a comunidade: Fóruns!

Nas ultimas postagens viemos destacando a importância da interação entre os membros da comunidade, e o porquê disto ser essencial para promovê-la. Hoje vamos falar de um dos metodos mais simples para tornar os membros mais ativos, um diferencial que nem todas as comunidades sabem como lidar, estes são os Fóruns.

Qual a importância de um fórum? O fórum é o principal meio de comunicação da comunidade, comunicação entre membros e de membros para moderadores, logo quando há duvidas e existe a possibilidade de se comunicar através de um fórum, esta é a alternativa mais acessível e procurada por ambos os lados.

Vamos às dicas então:

  • Fóruns com áreas restritas podem ser um saída interessante, dependendo do tipo de comunidade com o qual você irá lidar. As vezes separar o fórum de maneira a tornar certas áreas de acesso exclusivas para somente alguns membros, pode sim ser interessante. Desta maneira você irá criar grupos aonde somente estes que tem acesso possam entender o que se passa.
  • “E o membro da semana é …!” – Destaque membros através da sua participação ou colaboração com a comunidade, e porquê não criar um espaço na comunidade e dar a eles a chance de falar um pouco sobre si mesmo perante toda a comunidade.
  • Envie MP”s (mensagens particulares) aos membros de destaque e veja como você pode os envolver e fazê-los participar cada vez mais.
  • Comece um Blog, use-o para destacar e filtrar o conteúdo mais relevante!
  • Junto ao Blog inicie um FAQ, esta é uma opção muito util, pois, irá garantir que não surjam sempre as mesmas perguntas e duvidas por parte da comunidade.

Todas estas dicas são dadas tendo em vista facilitar a comunicação na comunidade, leve isto sempre em conta.