Conhecendo e explorando o Pinterest!

Hoje trazemos um Breve tutorial de introdução a esta nova rede Social que promete através dos números ser grande destaque no ano de 2012!

Para começar vale lembrar que o site não é aberto, podem participar deste somente aqueles que possuam convite.

O Estilo e Design do Pinterest lembram algumas outras redes sociais já existentes, o que já é de se esperar de qualquer nova rede social. Pessoalmente posso dizer que o proposito desta lembra muito o ‘bom e velho’ Tumblr.

O próprio site descreve-se como um quadro de avisos, ou mural online. Logo após ter uma conta no site é possível criar murais com fotografias, ilustrações e referências visuais coletadas na internet. O mural pode ter um tema e as pessoas podem seguir só o que lhes interessa.

É muito simples, caso o usuário tenha preferência por determinados assuntos tais como, automobilismo, tecnologia, tendências e informação, etc. Ele pode criar e seguir apenas os murais que bem lhe interessam.

O Grande forte do Pinterest, além da praticidade em comparação as redes sociais similares a ela, é o seu visual, o qual destaca-se por ser extremamente limpo, organizado e bem distribuído. Toda esta simplicidade o torna sim bem mais atrativo que muitos dos seus concorrentes.

Aproveitando-se então dos insatisfeitos pela mudança nos perfis do Facebook, com a chegada da ‘Linha do tempo’ e com o aumento explosivo de usuários do Pinterest. Conclui-se que a simplicidade do mesmo conseguiu convencer muitos dos antigos usuários de Facebook.

Por enquanto, as mulheres representam 58% da audiência do site, segundo a Experian Hitwise. Em termos de idade, o grupo mais representativo são pessoas entre 25 e 44 anos (59%). De acordo com Heather Dought, pesquisadora da Experian Hitwise, decoração, artesanato, moda e comida são os assuntos dominantes do Pinterest.

Vendo estes dados, por que não associar e usar isto ao nosso favor como Community Managers? O Apelo visual que o Pinterest oferece deve ser o alvo de destaque para onde devemos apontar, fora isto, as ferramentas que este nos oferece em nada diferenciam de outras redes sociais de maior sucesso, como o Facebook, por exemplo.

Nos proximos posts estaremos destacando as mudanças decorrentes no Facebook com a chegada da ‘Linha do tempo’ e como podemos usá-las ao nosso favor.