Como posicionar a sua Comunidade!

Hoje vamos falar sobre como fazer o posicionamento de sua comunidade perante a possível concorrência. Vamos considerar 3 tipos de posicionamento que nós consideramos mais básicos por serem uns ligados aos outros! Vamos a eles então:

  • Destacar a comunidade como sendo a maior entre o seu tipo! – Independente de sua comunidade ser sobre, tecnologia, beleza, saúde, tendências, etc. Aponte sempre ao alto, elevá-la e fazê-la alcançar o topo para se destacar entre a concorrência deve ser o seu alvo, não que isto seja tarefa fácil, mas, ninguém precisa de ‘mais uma’ comunidade, e sim ‘da’ comunidade.
  • Independente de sua comunidade ser a unica do seu tipo, ou não, trate-a como se fosse! Você pode até ter dezenas de concorrentes na Web, porém se você a enxergar como sendo diferente das outras, você irá trata-la como se a mesma fosse sim unica, e porque não, especial? Pode parecer estranho mas o objetivo deste posicionamento se trata justamente de destaca-la e não homogeneizá-la.
  • Tornar a comunidade exclusiva para alguns é uma jogada inteligente, também. Como assim? Vamos lá, oferecer um espaço VIP para membros é essencial se você espera mais comprometimento por parte deles, pense comigo, quem entra para tornar-se exclusivo da comunidade (VIP) não entra por ser convidado, e sim por que este tem interesse de participar da comunidade e porque espera discutir com outros membros assuntos mais dedicados, específicos e delicados.

Estas são algumas maneiras de fazer um posicionamento menos virtual e mais concreto, e para terminar, lembre-se do seguinte. Conflitos podem e devem acontecer em uma comunidade, mas, os membros irão abandonar a comunidade somente quando esta se tornar entediante e não tiver mais nada para acrescentar a eles, leve isto sempre em conta!