Como iniciar uma comunidade em apenas 3 etapas!

Iniciar uma comunidade pode ser mais facil do que você imagina, sim, a frase é clichê. Mas é a mais pura realidade. Vamos começar pelo fato de que dar o pontapé inicial numa comunidade, não envolve tarefas de maior esforço, ou, sequer requer que haja uma equipe por trás de tudo isto para dar qualquer tipo de suporte.

Sem mais, vamos fazer a abordagem através das 3 seguintes etapas.

  1. A internet esta aí para ser usada, fato. Então, diariamente envie e-mails -preferencialmente- a pelo menos 10 clientes, oferecendo um convite, ou algo similar. Incentivando-os a se juntar a sua comunidade (fóruns, blogs, redes sociais, etc.). Trabalhe numa proposta que seja interessante e objetiva, nada muito mecânico, lembre-se.
  2. Feito isto, adicione à comunidade aqueles que responderem positivamente a sua iniciativa. Mesmo que sejam poucos, ou quem sabe a principio nenhum, não desanime. Aumente o número de clientes para 15 ou 20 (enquanto mais melhor) e assim com certeza o feedback será recebido em breve. Lembre-se que o tempo de resposta irá ser influenciado dependendo do tipo de empresa ou produto que você tenha a oferecer.
  3. Já havendo alguns membros na comunidade, incentive-os. Inicie conversações para que futuramente você possa lhes perguntar a sua opinião a respeito dos seus produtos.

São 3 passos muito simples de serem concretizados, e se você é dono de alguma microempresa e ainda não tomou esta iniciativa por falta conhecimento ou talvez recursos, já está na hora de iniciar a sua comunidade!