Como elevar índices através do comprometimento e dos relacionamentos

Seguindo em frente então, uma vez estabelecida a comunidade, a próxima etapa vamos chamar de – Dando motivos aos visitantes para ficar -. Lembre-se que uma comunidade pode apresentar níveis altos de crescimento e comprometimento, no entanto, isto não quer dizer que os membros vão ter um bom relacionamento entre eles e com a comunidade, como um todo.

Vamos analisar primeiro qual seria a relação de crescimento e comprometimento? Pense da seguinte maneira. Existe uma enorme diferença entre uma comunidade de 400 membros na qual 15 pessoas tem comprometimento mensal garantido. E outra a qual tenha também os mesmos 400 membros, porém, esta tem como certo o comprometimento de pelo menos 100 membros, é fato que a 2ª comunidade é mais desenvolvida do que a primeira.

Enquanto mais comprometimento por parte dos membros, mais desenvolvida se torna a comunidade, o que nos leva a questão, não é dificil trazer membros a comunidade e faze-los participar 1 ou 2 vezes ao mês por exemplo, agora, quando o assunto é fazer com que estes se comprometam a ela, a perspectiva se transforma.

Comece elaborando gráficos ou planilhas para começar a ter controle sobre esta situação, esta deve conter os seguintes dados.

  • média de contribuições por membro (ativo);
  • média de respostas;
  • tempo médio para se receber uma resposta;
  • número médio de visitas para cada membro (ativo).

Se você pretende ir além e garantir o bom relacionamento e comprometimento por parte dos membros, vá até eles, e convide-os para participar da comunidade, ao invés desta atitude ter de partir exclusivamente dos interessados pela comunidade, seja direto e mostre o que a sua comunidade é capaz de oferecer.