4 Ferramentas Gratuitas para Monitorar a Reputação da Marca

Você sabe o que os consumidores estão falando sobre sua marca online?
Monitorar a reputação da marca nas redes sociais é uma tarefa que deve fazer parte de toda a estratégia online. Cada vez mais, os consumidores mostram o que sentem em relação as marcas no universo das mídias sociais, seja porque querem reclamar ou porque estão satisfeitos com o produto ou serviço que a marca disponibilizou.

Existem muitas ferramentas que permitem monitorar essas opiniões e (boas notícias!) muitas delas são gratuitas. Confira as nossas sugestões:

 

1. Mention

Mention

 

 

Essa ferramenta é uma das mais populares entre os gestores de comunidades. Ela permite monitorar a reputação da marca (ou uma keyword) nas diferentes redes sociais, sites de notícias, fóruns, blogs ou qualquer outro tipo de página.
Mention está disponível num computador ou num dispositivo móvel, e também na sua inbox, se você subscrever os alertas por email.

Como a maioria desse tipo de ferramentas, Mention disponibiliza uma conta gratuita com um número reduzido de funcionalidades e outros planos mais completos, com valores a partir dos 29€.

Dica: experimente monitorar o nome de sua empresa no Twitter sem o @. Os resultados são surpreendentes!

 

2. Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta muito completa. Ele permite monitorar hashtags ou keywords no Twitter, Instagram ou Facebook, apresentando, para cada palavra ou expressão, uma lista de influenciadores, redes sociais mais importantes, distribuição geográfica e até os dispositivos e plataformas que originaram mais posts.

A ferramenta oferece uma versão básica gratuita e versões mais completa a partir dos $129 mensais.

Dica: Crie uma hashtag para um evento organizado pela marca e faça sua monitorização antes, durante e depois do evento para avaliar sua popularidade.

 

3. SocialMention

SocialMention

Para além de ajudar a localizar os comentários sobre sua marca, o SocialMention analisa dados de várias fontes para determinar qual o sentimento dos internautas em relação à sua marca. O SocialMention permite também entender quais as keywords que com mais buzz em torno da sua marca e em que redes sociais a sua marca é mais falada.

Dica: quando usado regularmente, o SocialMention pode ser uma ajuda preciosa para perceber como o sentimento em relação à sua marca evolui. Você pode monitorar a reputação de sua marca semanalmente, mensalmente ou durante eventos especiais, como a Black Friday.

 

4. Topsy

Se você ainda não usou o Topsy, comece hoje mesmo. Essa ferramenta permite monitorar a reputação da marca, de hashtags e de keywords no Twitter. Descubra quais os usuários mais influentes que estão mencionando as expressões em análise, compare a influência online da sua marca em relação à concorrência ou descubra quais os assuntos mais trendy sobre determinada keyword.

Dica: o Topsy permite monitorar a reputação da sua marca no Twitter desde 2006. Use essa funcionalidade em favor de sua estratégia, analisando os períodos mais populares ou mais negativos para sua marca.

 

Estas são as nossas sugestões! Quais as ferramentas que você mais gosta de usar no monitoramento da reputação da marca? Compartilhe nos comentários!